quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Resultado da sondagem nº1

A partir da questão colocada "Tens algum problema visual?" concluímos que 45% das pessoas que responderam à sondagem têm miopia, 5% têm hipermetropia, 25% têm astigmatismo e 40% das pessoas não têm nenhum problema visual. Verificamos ainda que os problemas visuais daltonismo e presbiopia não obtiveram qualquer voto.






A miopia é uma deficiência visual, sendo um problema inverso à hipermetropia. O indivíduo míope sofre de má visão ao longe, obtendo imagens esbatidas e desfocadas, vendo com nitidez apenas objectos próximos. A miopia surge em resultado de um alongamento do globo ocular no sentido ântero-posterior, do que resulta que a imagem projectada pelo cristalino se forma à frente (antes) da retina. Esta anomalia pode ser corrigida através do uso de lentes divergentes, côncavas, cuja graduação é proporcional à deformação do globo ocular.








A hipermetropia é um problema de visão, que surge em resultado da incapacidade da estrutura do olho conseguir focalizar as imagens sobre a retina. Esta deficiência é devida a uma alteração da forma do globo ocular, que se apresenta mais curto no sentido ântero-posterior do que o normal, originando que as imagens de objectos próximos se formem depois da retina, não existindo uma imagem nítida. A correcção da hipermetropia é realizada pela utilização de lentes convexas, as quais têm uma acção convergente sobre os raios luminosos incidentes no olho.








O astigmatismo é um problema de visão que surge devido a irregularidades na curvatura da córnea ou a alterações da forma e posição do cristalino. Como consequência destas alterações, forma-se no olho uma imagem não-pontual, isto é, um mesmo objecto é focalizado como dois pontos separados, criando uma imagem distorcida e esborratada. Os pacientes astigmáticos apresentam sintomas que variam do desconforto visual, nos casos mais suaves, até dificuldades graves em formar imagens nítidas, devido à distorção e ao esbatimento da imagem formada na retina, nos casos mais graves. Esta perturbação visual pode surgir associada a outras deficiências ópticas, como a miopia (imagem formada antes da retina) e a hipermetropia (imagem formada após a retina). O astigmatismo é frequentemente hereditário, sendo a sua correcção feita por meio de lentes cilíndricas.




Sem comentários: